Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) da Faculdade de Ciências Exatas e Engenharias (FCEE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus Zona Oeste (UERJ-ZO) propõe contribuir com o desenvolvimento da Zona Oeste e cidades vizinhas, por meio da formação de tecnólogos de execução.

Objetivos

O Curso de TADS tem por objetivo, atender às demandas do mercado no setor de serviços de TI; compreender e aplicar conhecimentos teóricos e inovações tecnológicas, visando contribuir com o desenvolvimento deste setor; desenvolver métodos e processos produtivos que acompanhem a evolução tecnológica; compreender processos de desenvolvimento de Sistemas de Informação para os mais diversos setores da economia; desempenhar funções técnicas e administrativas ligadas à área de serviços em informática, visando atender, preferencialmente, às políticas de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do Estado do Rio de Janeiro.

Duração e Turno

Pode ser concluído no mínimo em 6 (seis) períodos e no máximo em 9 (nove) períodos.

O curso tem horário noturno.

Perfil Profissional de Conclusão

O conceito de competência profissional adotado para o perfil do egresso do curso de TADS é proveniente do Art. 7º do CNE/CP3 (2002, p. 2) que tem o entendimento de “competência profissional como a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico”. O perfil profissional do egresso do curso de TADS, em consonância com sua missão e objetivos, e atendendo às características do ambiente interno e externo, geral e operacional, objetiva formar tecnólogos de execução com sólido embasamento nas ciências básicas, para uma atuação competente, nas organizações/empresas dos diversos segmentos do setor de serviços. A matriz curricular desse curso é flexível com o intuito de formar profissionais com visão empreendedora e crítica, aptos a atuar em um mercado em contínua evolução. Segundo esta proposta, os egressos devem ter os seguintes componentes de perfil profissiográfico:
  • Postura ética e reflexiva no exercício da profissão;
  • Visão humanista da relação tecnologia versus sociedade;
  • Atuação com inserção do componente ambiental nas suas decisões;
  • Empreendedorismo, no sentido de utilizar seu conhecimento para provocar mudanças no ambiente em que está inserido, e buscar permanentemente sua atualização profissional;
  • Criatividade na identificação e solução de problemas;
  • Capacidade para absorver e desenvolver novos processos e tecnologias;
  • Aptidão para atuar em equipe multidisciplinar e multiprofissional;
  • Liderança;
  • Capacidade de planejamento, operacionalização e controle de processos de produção.

Estrutura do Curso

Para atender ao perfil profissiográfico pretendido, a estrutura curricular do curso busca permitir que o aluno desenvolva, durante sua formação, as seguintes competências técnicas e habilidades essenciais ao pleno exercício de suas atividades profissionais. Como competências têm-se: (i) Intelectuais, (ii) Organizacionais, (iii) Comportamentais, (iv) Comunicativas, (v) Sociais e (vi) Políticas. O desenvolvimento e aperfeiçoamento do currículo do curso de TADS serão acompanhados pela Direção, Coordenação de Graduação e pelo Núcleo Docente Estruturante. A FCEE instituirá o Núcleo Docente Estruturante (NDE), que atuará no processo de consolidação, avaliação e contínua atualização e aprimoramento do Projeto Pedagógico do Curso. Ele terá estrutura e funcionamento consonantes com a Resolução CONAES nº 1, de 17 de junho de 2010.
E-mail: adriana.nascimento@uerj.br
E-mail Secretaria de TADS: secucomp@uezo.edu.br