Sobre o Curso

O setor metalúrgico apresenta relevante expressão no cenário econômico brasileiro, como se pode inferir dos dados econômicos nacionais. Seu papel, na economia, eleva-se substancialmente quando se consideram as atividades econômicas sequenciais à metalurgia, consumidoras de seus produtos e está fortemente inserida no cenário produtivo industrial através da formação de profissionais nas áreas de metalurgia extrativa, siderúrgica e de transformação. O curso de Engenharia Metalúrgica (EMT) foi articulado mediante extensa pesquisa acerca das necessidades da região observadas através do mapeamento das demandas detectadas nas indústrias sediadas na Zona Oeste e regiões vizinhas, quanto à formação de mão de obra especializada para atuar nas áreas de metal – mecânica – materiais.

Objetivos

O Curso propõe-se contribuir com o desenvolvimento da Zona Oeste e cidades vizinhas, por meio da formação de engenheiros metalúrgicos cuja formação foca nas áreas de metalurgia extrativa, siderurgia e metalurgia de transformação. Este projeto conta também com o objetivo de formar profissionais capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias, desempenhar funções técnicas e administrativas ligadas à área de transformação de materiais, visando atender as políticas de desenvolvimento industrial, econômico, científico e tecnológico da sociedade brasileira.

Duração e Turno

Mínimo de 10 (dez) semestres e máximo de 20 (vinte) semestres.
O curso tem horário integral MANHÃ/TARDE.

Perfil Profissional de Conclusão

O perfil profissional do egresso do Curso Superior de Engenharia Metalúrgica da UERJ, em consonância com sua missão e objetivos e atendendo às características do ambiente interno e externo, geral e operacional, objetiva formar engenheiros com sólido embasamento científico e tecnológico, para uma atuação competente e crítica, nas organizações/empresas dos diversos segmentos da área metal/mecânica. A formação do profissional está em consonância com a Resolução n° 218/73 de 29 de junho de 1973 do CONFEA, que estabelece que o engenheiro metalúrgico desempenha atividades tais como: supervisão, coordenação, estudo, planejamento e projeto, assessoria e consultorias, pesquisa e parecer técnico, ensino e pesquisa, padronização e controle de qualidade, condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo e outras atividades referentes a processos metalúrgicos, instalações e equipamentos destinados à indústria metalúrgica, beneficiamento de minérios; produtos metalúrgicos; seus serviços afins e correlatos. Além disso espera-se que o profissional formado apresente um perfil que alie o conhecimento científico tecnológico com a responsabilidade social e ambiental.

Estrutura do Curso

O Currículo do Curso está estruturado de modo em que as diferentes disciplinas e atividades possibilitem ao aluno o desenvolvimento das competências e habilidades propostas no perfil do egresso. Está estruturado em atividades acadêmicas às quais serão atribuídos créditos, a saber: as disciplinas, o estágio obrigatório e as atividades complementares. As disciplinas estão classificadas em três núcleos: Núcleo Básico, Núcleo Profissional e Núcleo Específico. De modo geral, as disciplinas do núcleo básico envolvem matérias de conteúdos relativos à matemática, às ciências naturais básicas e a matérias básicas de engenharia. As disciplinas do núcleo profissionalizante, de um modo geral, envolvem matérias de conteúdos que são considerados necessários para a formação do engenheiro metalúrgico, em conformidade com a resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002. Da mesma forma, as disciplinas do núcleo de conteúdo específicos tem como objetivos aprofundar os conhecimentos adquiridos no núcleo de disciplinas profissionalizantes, bem como ampliar o perfil do egresso.
Coordenador: Profª. DSc. Neyda de La Caridad Om Tapanes
E-mail: neyda.tapames@uerj.br
E-mail Secretaria do curso:
E-mail Secretaria de graduação: secgraduacao.fcee@uerj.br