Sobre o Curso
O Curso de Ciência da Computação tem por finalidade formar profissionais qualificados para a área de computação, que possui componentes teóricos, experimentais e de modelagem. A teoria é essencial para o desenvolvimento de modelos e para o entendimento dos dispositivos de computação e do conceito de programa. A área experimental trata do desenvolvimento e do teste de sistemas de computação. A modelagem inclui métodos de projeto, análise, avaliação e verificação de sistemas. Dentro desse escopo, o curso pretende formar profissionais capazes de acompanhar a evolução da informática na área de Ciência da Computação, tanto do ponto de vista teórico, quanto do ponto de vista prático. .
Objetivos
O Curso de Ciência da Computação tem por finalidade formar profissionais
qualificados para a área de computação, que possui componentes teóricos, experimentais e
de modelagem. A teoria é essencial para o desenvolvimento de modelos e para o
entendimento dos dispositivos de computação e do conceito de programa. A área
experimental trata do desenvolvimento e do teste de sistemas de computação. A modelagem
inclui métodos de projeto, análise, avaliação e verificação de sistemas.
Duração e Turno
Mínimo de 8 (oito) semestres e máximo de 14 (quatorze) semestres.
O curso tem horário integral.
O curso tem horário integral.
Perfil Profissional de Conclusão
O perfil profissional do egresso do Curso Superior em Ciência da Computação da
FCEE, em consonância com sua missão e objetivos, e atendendo às características do ambiente interno e externo, geral e operacional, objetiva formar bacharéis com sólido
embasamento nas ciências básicas, para uma atuação competente nas empresas dos
diversos segmentos do setor de serviços.
Segundo esta proposta, os egressos do Curso Superior em Ciência da Computação
têm a computação como atividade-fim, e devem ser profissionais com características que
podem ser divididas em três componentes, englobando aspectos gerais, técnico-intelectuais
e ético-sociais, analisados a seguir:
- Capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas
- Formação humanística, permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, e o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e de comunicação e expressão
- Formação em negócios, permitindo uma visão da dinâmica organizacional
- Preocupação constante com a atualização tecnológica e com o estado da arte
- Conhecimento básico da língua inglesa para leitura técnica na área
- Conhecimento básico das legislações trabalhista e de propriedade intelectual
Estrutura do Curso
O Currículo do Curso Superior em Ciência da Computação da UERJ-ZO está
estruturado de modo que as diferentes disciplinas e atividades acadêmicas complementares
possibilitem, ao aluno, o desenvolvimento das competências e habilidades propostas no perfil
do egresso.
As disciplinas estão relacionadas a conhecimentos Específicos, Básicos,
Instrumentais, Humanísticos e de Formação de Perfil, voltadas para a compreensão da
realidade humana, da realidade social e da realidade profissional, permitindo a resolução de
problemas como profissional e cidadão.
O Curso Superior em Ciência da Computação foi criado a partir da necessidade da
formação de profissionais para atuar no setor de serviços, em atividades de projeto e
planejamento de sistemas de informação que suportem os meios de produção, de
administração, gestão de recursos humanos e gestão financeira. Face ao exposto, na
organização do Currículo foram enfocadas disciplinas referentes às diferentes áreas, de forma
a flexibilizá-lo, fazem parte dele disciplinas de caráter eletivo, possibilitando ao aluno o acesso
a tecnologias emergentes na área.
A estrutura curricular do curso está organizada em um ciclo profissional, que prevê
formação na área profissionalizante, além de disciplinas instrumentais, básicas, humanísticas
e de formação de perfil. O núcleo de conteúdo é composto pelas disciplinas profissionalizantes
e específicas, as quais se constituem em extensão e aprofundamento dos conteúdos básicos,
além de prover formação nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, e o
indispensável embasamento em Ciências Normativas e da Natureza.